Foto: Raiane Miranda
A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) quer levar energia fotovoltaica para todas as escolas da rede estadual de ensino. Implantado inicialmente na Escola Estadual Floriano Cavalcante, em Natal, o projeto “Escolas Solares” combina economia na conta de energia com o uso das placas solares como ferramenta pedagógica em cursos de tecnologia e energia renovável.
Fátima Bezerra acompanhou a ministra da Ciência e Tecnologia Luciana Santos em visita ao estado nesta segunda-feira 16. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual apresentou à representante do governo federal o projeto, financiado a partir de uma emenda parlamentar do então senador Jean Paul Prates, no valor de R$ 1 milhão.
A governadora ressaltou que a posição geográfica do RN lhe confere condições excepcionais de vento o sol para geração de energia limpa. “Não são apenas placas solares, são equipamentos que aproveitam nosso potencial natural e se inserem na educação profissional e tecnológica neste momento de transição energética. Peço à ministra que um projeto como esse da Escolas Solares seja uma semente para todo o RN e para o Brasil, dando continuidade às próximas fases”, afirmou Fátima Bezerra.
A ministra Luciana Santos destacou que o Escolas Solares será se inserida no “Mais Ciência nas Escolas”, promovido pelo MEC e Ministério da Ciência e Tecnologia. “Desejamos que esse projeto possa entrar no Programa Mais Ciência nas Escolas, ampliando uma maneira avançada de tratarmos a educação que permitirá ao Rio Grande do Norte falar para o mundo”.
O projeto prevê a instalação de 13 mini usinas fotovoltaicas de 5 kWp, conectadas à rede elétrica. Nove estão instaladas e quatro estão em processo de instalação através de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Norte, que firmaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT).