Eleições 2022: idade dos candidatos varia de 18 a 96 anos

Compartilhe

As eleições 2022, dentre outros aspectos, vem sendo marcada pela diversidade na faixa-etária dos candidatos que marca o encontro de gerações nas disputas eleitorais. Das esferas municipais e estaduais das cinco regiões brasileiras, o candidato mais velho é Jose Ribamar Cutrim Gomes (PRTB), de 96 anos, que concorre a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Rio de Janeiro. Já a mais jovem é a recifense Pamela Kathellen Silva Mendes, de 18 anos, que tenta concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Na disputa pela Presidência, que neste ano vem sendo marcada pela disputa entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o candidato mais velho é  José Maria Eymael (DC), de 83 anos. O mais novo, por sua vez, é Pablo Marçal (Pros), de 35 anos, atualmente com situação indefinida após a direção da legenda decidir retirar sua candidatura. Caso o candidato do Partido Republicano da Ordem Social deixe a disputa, o mais jovem a concorrer à chefia do executivo será Leonardo Péricles (UP), de 41 anos.

Na corrida pelos cargos dos governos estaduais, a candidata mais jovem é Carmen Hannud (PCO), de 31 anos, que concorre ao Executivo do Tocantins. Já o mais jovem, na disputa pelo senado, é Freitas Jr. (PSOL), de 35 anos, que disputa uma vaga pelo Rio Grande do Norte. Para a Câmara dos Deputados,  o mais jovem é Uriel Roitman (PCO), de 21 anos, um dos nomes concorrentes no Distrito Federal.

Outros nomes com mais idade, além de Jose Ribamar Cutrim Gomes (PRTB), também disputam os votos nas urnas neste ano. É o caso de José Coimbra (Avante), de 92 anos, e Oswaldo Pereira Sanches (PSC), de 90, ambos concorrentes ao cargo de deputado federal. Nas disputas para governador, o mais velho é o advogado Amazonino Mendes (Cidadania), com 83 anos, que tenta voltar ao comando do governo do Amazonas, estado que administrou em quatro mandatos. Para o Senado, a maior idade é de Olívio Dutra (PT), de 81 anos, que pleiteia uma cadeira pelo Rio Grande do Sul. Já para deputado estadual, a posição é de Rita Capistrana (PSD), de 89 anos, que se candidatou em Minas Gerais.

Segundo a legislação brasileira, para que um cidadão concorra a presidente, vice-presidente e senador, deve ter no mínimo 35 anos. Os candidatos a governador e vice-governador precisam ter ao menos 30 anos. Os que concorrem a deputado – federal, estadual ou distrital — devem ter no mínimo 21 anos. Nesse sentido, Pamela Kathellen Silva Mendes está passível de sofrer impugnação e, caso isso ocorra, o posto de mais jovem candidata nas eleições deste ano fica para Gleyciane Holanda (Cidadania), que completa 21 anos no dia 21 de agosto e concorre a deputada estadual no Acre.

TN Online

Sair da versão mobile