Foto: Sinai/Divulgação
A direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte anunciou que vai pedir à Justiça que determine o fim da greve dos servidores do órgão, iniciada no dia 5 de julho. A paralisação afeta serviços como vistorias, auditorias e abertura de processos.
Em nota publicada na noite de quinta-feira (13), o órgão afirmou que se reuniu com o sindicato, apresentou encaminhamentos da negociação e fez um apelo ao sindicato para os servidores retornarem aos trabalho e aguardar o início das negociações em agosto, junto com as demais categorias do estado.
“Infelizmente fomos notificados que o pleito não foi atendido e a categoria decidiu pela continuidade da paralisação por tempo indeterminado. Portanto, em face dessa decisão, só restou ao Detran adotar as medidas cabíveis e legais para garantir a prestação dos serviços, os quais são essenciais para a população do Rio Grande do Norte”, informou o órgão.
A nota do Detran foi divulgada no mesmo dia em que os grevistas fizeram uma manifestação por ruas de Natal e se reuniram em uma audiência com o secretário adjunto do Gabinete Civil do governo do estado, Ivanilson de Souza.
“O governo não garante a data-base, mas sim uma negociação em agosto para um possível cumprimento do que for acertado para 2024, sem nenhuma garantia da retroatividade a 1° de março”, disse o coordenador de comunicação do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do Estado (Sinai) , Alexandre Guedes.
Governo pretende negociar em agosto
De acordo com a gestão estadual, o governo encaminhou à Assembleia Legislativa e aprovou a Lei Complementar nº 696, em 2022, que permitiu reajuste nos salários dos servidores ativos e inativos em índices que variaram de 25,5% até 40%, nas diferentes faixas salariais.
Além disso, o Detran afirmou que foi criado o benefício de Assistência Médica Hospitalar tanto para os servidores ativos, como para os inativos do órgão e que vem atendendo reivindicação antiga do corpo funcional do Detran, autorizando e iniciando a reforma da sede do órgão.
“Desde os primeiros meses de 2023, o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Administração e o Detran/RN, vem recebendo a representação classista da categoria, porém direciona o início das negociações no mês de agosto, após a conclusão de acordo com o Ministério Público de Conta para realização de um amplo concurso público destinado aos órgãos do governo, inclusive para o Detran, nesse sentido, caminhando para atender mais um pleito da categoria”, diz a nota.
Por g1 RN