Shutterstock.com
Uma criança de dois anos morreu no último domingo 17 após sofrer uma descarga elétrica em Alto do Rodrigues, na região do Vale do Açu, Oeste potiguar. O acidente ocorreu por volta das 20h, na Comunidade Tabatinga, quando o menino, identificado como Ezequiel Luís Alexandre Paulino, estava em sua residência.
Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, a criança teria se aproximado de uma extensão elétrica conectada a um ventilador, momento em que recebeu a descarga elétrica.
Após o ocorrido, o menino foi socorrido e levado para o Hospital e Maternidade Maria Rodrigues Melo, na cidade de Alto do Rodrigues. No entanto, ao dar entrada na unidade de saúde, a equipe médica constatou que a criança não resistiu e foi a óbito.
Outro caso: Criança sofre choque elétrico ao tocar em poste em Natal
Uma criança de sete anos sofreu um choque elétrico no bairro das Quintas, zona Oeste de Natal. O incidente ocorreu em 22 de agosto após a criança tocar um poste com isolamento comprometido, conforme informou a Neoenergia Cosern.
A criança, que estava retornando para casa após brincar com primos, recebeu a descarga elétrica ao esbarrar no poste e ficou desacordada. Ela foi socorrida por dois homens e levada ao Hospital Walfredo Gurgel.
A Neoenergia Cosern esclareceu que o cabo da iluminação pública, localizado na rua Rio Potengi, estava com vazamento de corrente, o que causou o acidente. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) foi acionada para substituir o cabo defeituoso.
Recomendações da Cosern:
Segundo a Neoenergia Cosern, muitos acidentes domésticos envolvendo energia poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção.
Por isso, a primeira ação, e a mais básica, é manter os pequenos longe de qualquer objeto que possa levar a um choque elétrico.
Veja algumas dicas da Cosern:
Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;
Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas;
Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão do Inmetro ou utilize protetores;
Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plug (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio;
Fique atento: usar o “T” (benjamim) ou extensões, em caráter definitivo, é perigoso, podendo causar curtos-circuitos e incêndio;
É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que se afastem do local e ligue de imediato para a distribuidora de energia que atende a sua localidade.
Para soltar pipas procure lugares abertos, afastados da rede elétrica. Além disso, não use cerol ou fio metálico. E se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la;
Energizar cercas, muros ou portões pode causar acidentes.
Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;
Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;
Não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma cortar os fios;
Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;
Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.