Foto: Alex Régis
Atendendo uma convocação da diretoria do SindJustiçaRN, neste sábado, 8, trabalhadoras e trabalhadores do Poder Judiciário Potiguar estarão reunidos, em uma Assembleia Geral Extraordinária, para decidir sobre o indicativo de greve diante da insuficiência das propostas do TJRN às reivindicações apresentadas pela categoria. A AGE, que acontece a partir das 10h, será realizada no Mercado da Agricultura Familiar (antigo CECAFES), na rua Jaguarari, 2454 – Lagoa Nova, em Natal.
Na última terça-feira, 4, uma outra AGE reuniu cerca de 300 sindicalizadas e sindicalizados e explanaram a sua indignação diante da postura do TJRN sobre as reivindicações para o ano de 2024. O resultado da reunião foi a decisão, por ampla maioria, pela recusa da proposta do tribunal, que propôs como reposição um número bem abaixo da inflação.
O TJRN ofereceu um “reajuste” de 2%, e o percentual, além de ser menor do que o solicitado pelo sindicato, está abaixo da inflação (3,69%) e não atende minimamente à devida reposição salarial das trabalhadoras e trabalhadores do tribunal.
Ainda na assembleia do dia 4 de junho, muitas falas foram no sentido de que o tribunal, através da forma como atuou durante todo o processo de negociação, declara o seu “não reconhecimento” das servidoras e servidores que trabalham arduamente para o judiciário do Rio Grande do Norte. É de conhecimento do TJRN o adoecimento pela sobrecarga de trabalho e, ainda assim, nada de justo foi apresentado.
Outra reivindicação que não foi atendida pelo TJRN foi a atualização do auxílio alimentação e do auxílio saúde. O cenário atual é de um tribunal que exige cada vez mais de seus trabalhadores e trabalhadoras, mas não faz a sua parte no reconhecimento e valorização dos ativos e dos aposentados.
Abaixo o edital da AGE deste sábado, 8
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
O SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (SINDJUSTIÇA/RN), entidade sindical representante dos servidores públicos do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, inscrita no CNPJ sob o n. 08.693.715/0001-89 e sediada na Rua Radialista Monteiro Neto, nº 1492, Candelária, Natal/RN, nos termos dos artigos 8º, III, 9º e 37, VI, da Constituição Federal, da Lei nº 7.783, de 1989, e do artigo 13 do seu Estatuto Social, considerando a insuficiência da proposta do TJRN quanto à reposição salarial dos seus trabalhadores (Data Base de 2024) e à pauta de reivindicações apresentada pela categoria, CONVOCA os servidores de sua base para Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 08 de junho de 2024, às 10h00, em primeira convocação, e às 10h30, em segunda convocação, no seguinte local: no Auditório do Mercado da Agricultura Familiar, antigo CECAFES, sito na rua Jaguarari, 2454 – Lagoa Nova, Natal – RN, 59.062-500, para tratar e deliberar sobre a pauta:
1) Reposição da perda salarial ocorrida no último ano, de 3,69%, decorrente da inflação acumulada no período de apuração;
2) as demais 34 pautas de reivindicações já apresentadas;
3) Deflagração de paradas de advertência e outras formas de mobilização;
4) Deflagração da greve por tempo indeterminado, em data a ser definida pela base, em assembleia;
5) Informes;
6) Encaminhamentos.
Natal, RN, 05 de junho de 2024
Tribuna do Norte