A Prefeitura de Santa Cruz vai realizar mudanças na rede municipal de saúde nos próximos dias.
Em encontro na sexta (11) com a secretária de Saúde, Cássia Penha, o prefeito Ivanildinho determinou que o fortalecimento no atendimento da atenção básica e em outros equipamentos de saúde administrados pela Prefeitura será prioridade este ano.
Com a melhora do quadro pandêmico, foi definida a suspensão dos atendimentos do Centro de Enfrentamento as Síndromes Gripais, no Ginásio Marcílio Furtado, a partir de quarta-feira (16). O serviço registrou baixa procura nos últimos dias, o que motivou a determinação, mas o prefeito garantiu que caso a pandemia volta a ter um número alto de casos, o Centro voltará a funcionar.
Além disso, o Hospital Municipal Aluízio Bezerra voltará a seu atendimento normal pré-pandemia, pois o Ministério da Saúde não está mais habilitando leito de UTI Covid, e os leitos ficaram sem financiamento para sua manutenção. No setor, a gestão municipal discute a abertura de leitos de Estabilização, preparando o paciente para ser encaminhado para leitos de UTI geral em um hospital da rede de saúde do Rio Grande do Norte.
O prefeito Ivanildinho garantiu que a gestão municipal lutará, junto aos parlamentares potiguares e aos governos federal e estadual para, no futuro, contar com leitos de UTI Geral na estrutura do Hospital Municipal Aluízio Bezerra.
O prefeito também determinou que na quarta (16) utilização de máscaras em locais abertos passa a ser facultativo.
Segundo Ivanildinho, o momento agora é fortalecer os serviços de saúde existentes, como as Unidades Básicas de Saúde, o funcionamento 24h do Centro de Saúde da Família, no Paraíso, a reabertura do CAPS AD III, em sua nova sede, no bairro Maracujá, a reestruturação do Centro Especializado em Reabilitação (CER), além do fortalecimento dos demais serviços de saúde.
A Prefeitura investiu no ano passado, mais de R$ 13 milhões em saúde pública. A expectativa neste ano é melhorar ainda mais os serviços de saúde oferecidos à população.