Com 32% da meta alcançada, Sesap recomenda Dia D da vacinação contra a influenza

Compartilhe
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recomendou aos municípios que façam neste sábado (3) o Dia D da vacinação contra a influenza. A medida ocorre diante da baixa adesão à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Rio Grande do Norte. A campanha contra a influenza teve início em 12 de abril e está prevista para ser encerrada em 9 de julho.
 
O público total a ser vacinado no Rio Grande do Norte é de 1.295.751 pessoas, com a meta de vacinar no mínimo 90% deste total. Mas até o momento há registro de 415.341 doses aplicadas, o que representa um alcance de 32% da meta de vacinação.
 
A técnica do Programa Estadual de Imunização, Iracy Nestor, explica que embora a campanha esteja em sua terceira etapa de execução, pessoas de todos os grupos elegíveis podem procurar os postos. “Precisamos intensificar o chamamento à população para que o estado consiga chegar à meta de vacinação de 90% das pessoas dos grupos elegíveis, por isso a Sesap está propondo aos municípios que façam o Dia D como mais uma oportunidade de avançar na vacinação”.
 
Além de mobilizar a população para receber as doses, a Sesap orienta aos municípios que priorizem a inserção dos dados no sistema RN Mais Vacina, o que possibilitará um panorama mais real do andamento da campanha. “É muito importante que os dados constem dos sistemas da Sesap e do Ministério da Saúde, para que tenhamos a visão real do andamento da campanha”, lembrou Iracy Nestor.
 
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, sendo a vacinação a principal medida para reduzir internações, complicações e óbitos pela doença.
 
Intervalo entre vacinas
 
Como a campanha de vacinação contra influenza coincide com a realização da vacinação contra a Covid-19, é importante que seja priorizada a aplicação do imunizante contra a covid-19. Vale salientar que, as pessoas contempladas nos grupos prioritários para a vacinação contra influenza e ainda não foram vacinadas contra a covid-19, ao buscarem uma UBS, deverão, preferencialmente, tomar a vacina contra a covid e agendar a administração da vacina contra a influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.
 
Grupos prioritários para receber a vacina contra a influenza:
 
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes;
Puérperas;
Povos indígenas;
Trabalhadores da saúde;
Idosos com 60 anos e mais;
Professores das escolas públicas e privadas;
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições
clínicas especiais;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento;
Forças armadas;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade.
 
Por Tribuna do Norte
Sair da versão mobile