Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom
O Rio Grande do Norte inicia nesta segunda-feira (27) a campanha de vacinação contra a poliomielite. A ação integra a campanha nacional coordenada pelo Ministério da Saúde e acontece até 14 de junho.
De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite (paralisia infantil) consiste em uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.
Os sinais e sintomas da doença variam conforme as formas clínicas, desde ausência de sintomas até manifestações neurológicas mais graves. Embora possa causar paralisia e até mesmo a morte, a maioria das pessoas infectadas não fica doente e não manifesta sinais, deixando a doença passar despercebida.
Para combater a poliomelite, atualmente existem dois tipos de vacina contra a doença, sendo elas a Vacina Oral Poliomelite (VOP), administrada por gotinhas, e a Vacina Inativa Poliomelite (VIP) que é aplicada por via intramuscular. A aplicação da VOP é voltada aos primeiros meses de vida (2, 4 e 6 meses de idade) e a VOP para reforço aos 15 meses e 4 anos de idade, além das campanhas para o público de 1 a 4 anos.
Confira principais sintomas:
Febre
Mal-estar
Dor de cabeça
Dor de garganta e no corpo
Vômitos
Diarreia
Constipação (prisão de ventre)
Espasmos
Rigidez na nuca
Meningite
Abertura