Foto: Reprodução
Alessandra Bernardo
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) desembarcará no Rio Grande do Norte pela 6ª vez em seu mandato, agora, para o evento religioso “Marcha com Jesus”, no dia 16, em Natal. A última visita presidencial foi em 17 de junho, quando Bolsonaro lançou o programa “Internet Brasil”, do Ministério das Comunicações com o objetivo de facilitar o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos com famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Em vídeo publicado nas redes sociais, Bolsonaro surge ao lado do pré-candidato ao Senado Rogério Marinho (PL), afirmando que estará em Natal para marcha evangélica que, segundo ele, será “especial e muito concorrido”. A expectativa dos bolsonaristas potiguares é que os pré-candidatos de oposição ao governo Fátima Bezerra (PT) e à pré-candidatura de Lula à Presidência, marquem presença no “palanque político” que certamente se fará presente no dia.
O mais aguardado, sem dúvidas, é o pré-candidato ao governo do Estado, Fábio Dantas (SDD), que foi a ausência mais sentida e comentada na última visita presidencial ao Estado. Fábio alegou um compromisso político já marcado, como justificativa. A única pré-candidata ao governo que compareceu foi Clorisa Linhares (Brasil 35), além de deputados federais e estaduais alinhados ao bolsonarismo, a exemplo de General Girão (PL), João Maia (PL), Coronel Azevedo (PSD) e Carla Dickson (UB) e do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB).
Pré-candidato à reeleição, Bolsonaro visitou o Estado pela 5ª vez em seu mandato no último dia 17 de junho. Antes, veio no dia 30 de março, para a cerimônia de inauguração da expansão do sistema de trens urbanos da Grande Natal. Ele visitou as três novas estações do sistema de trens urbanos da Grande Natal: Centro, Boa Esperança e Cajupiranga.
A 3ª visita foi em fevereiro deste ano, quando Bolsonaro voltou a inspecionar as obras da barragem de Oiticica e participou da cerimônia em Jardim de Piranhas que marcou a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco ao Rio Grande do Norte. Na ocasião, ele ainda fez um passeio de moto em Caicó, onde passou pelas principais ruas da cidade com simpatizantes. Horas depois, andou a cavalo no interior do Estado.
A obra da transposição do São Francisco é usada pelo governo como uma de suas principais entregas. Desde 2020, o presidente viaja ao Nordeste para inaugurar de forma fracionada e em tom de pré-campanha trechos da transposição.
Em junho de 2021, o presidente esteve no RN pela 2ª vez, para uma visita técnica à Barragem de Oiticica, em Jucurutu.
E a 1ª visita oficial foi em agosto de 2020, quando ele esteve em Mossoró para a inauguração de casas populares e em Ipanguaçu para a cerimônia de ampliação do sistema de abastecimento de água. Na ocasião, o presidente também anunciou expansão de internet gratuita em comunidades e entregou títulos de regularização fundiária.